Logo Monte Bello
Televendas

(81) 3035.9050

(81) 99126.9805

Blog da Montebello

Saúde Mental! 10 Sinais de Alerta para o Suicídio.

05/09/2022

O mês de setembro chegou e com ele a importante campanha #SetembroAmarelo voltada para os cuidados com a saúde mental. Idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

A campanha objetiva conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito dessa realidade no Brasil e no mundo. No livro: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, são elencados os seguintes sinais de alerta:

1. Sentir-se triste ou vazio;

2. Insônia ou excesso de sono quase todos os dias;

3. Pensamento de morte frequente e ideação suicida.

4. Perda de interesse ou prazer nas atividades cotidianas;

5. Humor deprimido durante boa parte do dia, quase todos os dias;

6. Cansaço frequente ou perda de energia durante longos períodos de tempo;

7. Agitação excessiva ou retardo psicomotor (observável por terceiros);

8. Sentimentos excessivos de culpa e de inutilidade sem uma razão aparente;

9. Capacidade limitada de pensar e dificuldade de concentração quase todos os dias;

10. Perda ou ganho significativo de peso em curtos períodos de tempo, assim como perda de apetite ou apetite excessivo.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Em 2016, por exemplo, o suicídio tornou-se a segunda maior causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

 

Além disso, outro dado alarmante é que no Brasil o índice de suicídio entre homens pode chegar a ser três ou quatro vezes maior que das mulheres, dependendo da região e de outros fatores. Isso faz com que, do total de mortes registradas por suicídios, cerca de 75% seja de homens.

 

Essa disparidade visível sugere o seguinte questionamento: por que os homens cometem mais suicídio que as mulheres? Bem, não existe uma resposta simples ou 100% correta, mas alguns fatores podem ser analisados e ajudar nessa avaliação. Dentre eles, destacam-se:

 

  • Os homens buscam menos por ajuda profissional;
  • Os homens tendem a escolher meios mais violentes para prática, o que diminui as chances de resgate ou sobrevivência;
  • Os homens tendem a ter mais dificuldade para superar mudanças negativas na vida.

 

Somado a isso, existe o tabu da masculinidade onde por padrões sociais muitos homens acreditam que não podem chorar ou demonstrar sentimento, pois isso será visto como fraqueza ou incapacidade.

 

No entanto, é fundamental frisar que toda vida importa e que a saúde mental merece atenção tanto quanto a saúde física. Por fim, fica o nosso apelo para todas as pessoas que sentirem qualquer um dos sinais de alerta ilustrados neste texto, para procurarem ajuda.

 

O CVV — Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e de prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 e encontre ajuda!

 

Compartilhe o assunto nas redes sociais e informe outras pessoas. E, se você quer saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir nossas redes sociais.

 

Fontes: CVV, BVMS  e SetembroAmarelo.com 

 

COMPARTILHE:

Icone do facebook da Monte Bello Icone do twitter da Monte Bello Icone do google plus da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello
Voltar para o blog

Veja também