Logo Monte Bello
Televendas

(81) 3035.9050

(81) 99126.9805

Blog da Montebello

Boa Notícia! Pacientes com osteoporose terão medicamento custeado pelos SUS

16/08/2022

Boa notícia para pacientes em tratamento da osteoporose. A Agência Brasil comunicou que o Ministério da Saúde incorporou ao SUS, o ácido zoledrônico. O medicamento é um forte aliado no combate à doença, pois auxilia na diminuição da perda óssea.

 

O Ministério da Saúde decidiu incluir na lista de medicamentos fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS) o ácido zoledrônico, importante medicamento utilizado no tratamento da osteoporose. De acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 21 de julho,  o ácido deve ser disponibilizado à população no prazo de até 180 dias.

 

O que é osteoporose?

 

A osteoporose é uma doença cujo a principal característica é a perda progressiva da massa óssea, o que torna os ossos fracos e propensos a fraturas; sendo mais comum em mulheres acima dos 45 anos. Em virtude do alto grau de incidência e por ser considerada uma doença da velhice a condição muitas vezes é negligenciada, o que pode trazer sérios danos à saúde e qualidade de vida do indivíduo.

 

Além disso, a osteoporose é um mal silencioso, acredita-se que “cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil e apenas 20% sabem ter a doença que provoca 200 mil mortes por ano no país”.

 

Qual o tratamento para a osteoporose?

 

Apesar da osteoporose ainda não ter cura, os tratamentos disponíveis  contribuem para saúde e qualidade de vida do paciente, podendo envolver:

  • Cálcio e vitamina D;
  • Exercícios físicos;
  • Medicamentos;
  • Tratamento de fraturas.

 

Quando falamos em tratamento para osteoporose com medicamentos, a utilização do ácido zoledrônico (composto de bifosfonatos potente que inibe a reabsorção óssea osteoclástica) destaca-se como uma excelente opção.

 

Administrado por via intravenosa o medicamento geralmente é indicado a partir da confirmação do diagnóstico, uma vez que auxilia no aumento da densidade óssea o que ajuda a diminuir a ocorrência de fraturas. No entanto, apenas a avaliação médica do caso concreto poderá definir qual melhor tratamento para cada paciente.

 

Como prevenir a osteoporose?

 

A prevenção da osteoporose envolve a aplicação do binômio essencial para saúde e qualidade de vida, são eles: boa alimentação e prática de atividade física regular. Os exercícios, bem como, uma alimentação rica em cálcio, proteínas e vitamina D, irão ajudar no fortalecimento do corpo. Somado a isso, é importante evitar hábitos nocivos a saúde, tais como: fumar ou exagerar no consumo álcool.

 

A decisão do Ministério da Saúde de incluir o ácido zoledrônico aos SUS é importante, especialmente, para facilitar o tratamento de muitas pessoas que precisam do medicamento e não podem custear.

 

Gostou do conteúdo?

 

Compartilhe o assunto nas redes sociais e ajude outras pessoas. E, se você quer saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir o perfil @cirurgicamontebello

 

 

Fontes: bvsms.saude.gov.br, saude.abril e agenciabrasil.ebc  

 

 

COMPARTILHE:

Icone do facebook da Monte Bello Icone do twitter da Monte Bello Icone do google plus da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello
Voltar para o blog

Veja também