Logo Monte Bello

(81) 3035.9050

(81) 99126.9805

Blog da Montebello

Entenda a endometriose – Uma das principais causas de infertilidade feminina

02/08/2022

A endometriose é um problema de saúde muito sério, porém pouco discutido que acomete mulheres em idade reprodutiva, sendo considerada uma das principais causas de infertilidade feminina. O tema ganhou destaque na mídia depois que a cantora Anitta compartilhou em suas redes sociais ter sido diagnosticada com a doença.

O que é endometriose?

A endometriose caracteriza-se como uma alteração inflamatória no funcionamento normal do organismo; onde as células do tecido que reveste o útero (endométrio), ao invés de serem eliminadas durante a menstruação se deslocam para o sentido oposto, indo parar nos ovários ou em outros órgãos, tais como: trompas, intestinos e bexiga.

Endometriose sintomas:

É importante salientar que a endometriose se manifesta de forma diversa, podendo inclusive ser assintomática. No entanto, você deve ficar atenta aos seguintes sintomas:

– Dismenorreia: cólica menstrual muito forte, que dificulte o desempenho de atividades habituais;

– Dispareunia: incomodo oudor genital que ocorre durante a relação sexual;

– Dor e sangramento: ao urinar e evacuar, em especial, durante o período da menstruação;

– Infertilidade: a endometriose é considerada uma das principais causas de infertilidade feminina;

– Fadiga: constante desejo de descansar e falta de energia.

Quem tem endometriose pode engravidar?

“Nem toda paciente com endometriose é infértil, mas até 50% (cinquenta por cento) das mulheres inférteis possuem a enfermidade”, informa Aline Monteiro, ginecologista, membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA.

É importante que as mulheres que sentirem dificuldade para engravidar procurem ajuda profissional, pois com o tratamento adequado, é possível aumentar as chances de gravidez.

Diagnóstico da endometriose:

Ao perceberem o aparecimento dos sintomas o primeiro passo é solicitar um exame ginecológico e seguir as orientações do seu médico para determinar o diagnóstico.

Tratamento da endometriose:

A endometriose não tem cura definitiva, pois até mesmo sua causa ainda não é unânime para a comunidade científica. Seu tratamento, no entanto, inclui medicamentos ou cirurgia a depender do caso.

A remoção dos ovários e do útero também pode ser uma opção sendo mais utilizado em caso de mulheres que já tiveram filhos. Além disso, a doença regride espontaneamente na menopausa, fase em que há queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações.

Prevenção da endometriose:

Como não há um consenso sobre as causas da endometriose, falar em prevenção torna-se uma tarefe difícil, sendo imprescindível a realização de consultas regulares ao ginecologista para prevenção de modo a detectar  a doença o mais rápido possível.

Endometriose pode causar morte?

Apesar de a morte de pacientes por endometriose ser pouco provável, não buscar por ajuda profissional e desprezar a seriedade da doença pode resultar em problemas que levam a morte, tais como: a sepse pela obstrução dos rins e do intestino e perfuração deste órgão.

É notório que a endometriose requer atenção e cuidado, porém, com o diagnóstico precoce é possível realizar o tratamento e seguir a vida sem complicações.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe o assunto nas redes sociais e ajude outras mulheres. E, se você quer saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir nossas redes sociais.

Fontes: bvsms, drauziovarella e saude.abril

Icone do facebook da Monte Bello Icone do twitter da Monte Bello Icone do google plus da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello