Logo Monte Bello
Televendas

(81) 3035.9050

(81) 99126.9805

Blog da Montebello

15% da população acima de 45 anos sofre com problemas na tireoide

02/08/2022

Segundo o Ministério da saúde cerca de 60% (sessenta por cento) das pessoas com algum tipo de doença da tireoide desconhece a sua condição. Além disso, outro dado interessante é que as mulheres têm de cinco a oito vezes mais chances de desenvolver esses problemas do que os homens.

 

O que é tireoide?

 

Antes de tudo é importante salientar que “tireoide” não é o nome de doença, mas sim, de uma glândula localizada no pescoço de todo ser humano. O problema surge quando os hormônios produzidos por ela passam a apresentar níveis anormais ou desregulados.

 

A tireoide é uma glândula em formato semelhante ao de uma borboleta que fica logo abaixo do “Pomo de Adão ou gogó” e que desempenha  funções muito importantes para nossa saúde. Os hormônios produzidos pela tireoide (T3 e T4, tri-iodotironina e tiroxina) agem no corpo humano de modo geral, bem como, no nosso metabolismo desde a nossa formação no útero até a velhice.

 

Além disso, a importância da tireoide para a nossa saúde é tão ampla que o seu  funcionamento interfere em questões, como: peso, concentração, humor,  desenvolvimento das crianças, memória, equilíbrio emocional, regulação de ciclos menstruais, fertilidade e assim por diante. Por isso, os problemas na tireoide também estão entre as principais causas de infertilidade feminina.

 

Qual a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo?

 

Conhecidos como problemas ou distúrbios da tireoide, ocorrem quando há desequilíbrio na produção dos hormônios liberados pela referia glândula que pode passar a liberar uma quantidade insuficiente ou produzi-los em excesso.

 

1. Hipertireoidismo

 

Nessa caso há a produção em excesso dos hormônios da tireoide fazendo com que as funções do corpo passem a operar de forma mais rápida do que deveria.

 

Sintomas do hipertireoidismo: nervosismo, irritabilidade, baixa necessidade de sono, taquicardia, transpiração alta e perda de peso.

 

Importante: alguns hormônios tireoidianos podem ser encontrados em produtos para emagrecer e seu uso é extremamente perigoso. Tome cuidado e não utilize medicamentos sem orientação médica.

 

2. Hipotireoidismo

 

Nessa caso há a produção insuficiente dos hormônios da tireoide fazendo com que as funções do corpo passem a operar de forma mais lenta do que deveria.

 

Sintomas do Hipotireoidismo: sonolência, batimentos cardíacos lentos, cansaço, ganho de peso, tendência a depressão, intestino preso, e assim por diante.

 

Sintomas na garganta

 

Além dos descritos acima quando falamos sobre os distúrbios da tireoide é importante está atento aos seguintes sintomas na garganta: dor, desconforto, e a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pois podem ser um sinal de alerta sobre alterações na glândula.

 

Diagnóstico

 

Para chegar ao diagnóstico de problemas relacionados a tireoide faz-se necessário a realização do exame de TSH e o T4 livre, ambos são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea. Além disso, através da ultrassonografia da tireoide, é possível avaliar a presença de nódulos ou outras alterações na glândula.

 

Tratamento

 

Infelizmente as doenças relacionadas a tireoide, tais como: hipertireoidismo e hipotireoidismo não são raras. De modo geral o tratamento dessas doenças pode ser realizado com medicamentos e acompanhamento médico.

 

Porém, em casos mais sérios onde a medicação não surtirá efeitos indica-se a realização da tireoidectomia; nome dado a cirurgia para retirada total ou parcial da glândula tireoide. O procedimento é realizado pelo médico especialista em cirurgias de cabeça e pescoço sendo indicado em casos de confirmação do câncer de tireoide.

 

A cirurgia também pode ser indicada quando surgem nódulos  que  comprometem funções fundamentais, tais como: fala, deglutição e respiração. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o nosso corpo manda e cuidar da saúde constantemente.

 

Se você sente algum dos sintomas relatados neste texto, procure um médico, pois quando não tratadas as doenças relacionadas a tireoide podem ser graves.

 

Você já conhecia o tema?

 

Compartilhe o assunto nas redes sociais e informe outras pessoas sobre os problemas na tireoide. E, se você quer saber mais sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir nossas redes sociais.

 

Fontes: bvsms e arthurvicentini

COMPARTILHE:

Icone do facebook da Monte Bello Icone do twitter da Monte Bello Icone do google plus da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello Icone do whatsapp da Monte Bello
Voltar para o blog

Veja também